segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Scrapbook: a arte de criar para guardar memórias!


Segundo Hiratomi (2011) "a idéia de Scrapbook surgiu com o objetivo de decorar o álbum tradicional de fotografias com retalhos de papéis coloridos (revistas) para guardar, além de fotografias, outras lembranças de momentos vividos pelas pessoas.  Essas lembranças podem ser concretizadas, quer seja com um comprovante do parque de diversão, do cinema e até de embalagens de produtos consumidos em um momento especial. Scrapbook é uma palavra composta da língua inglesa e tem as seguintes pronúncias e traduções: 

Scrap [skraep] s. pedaço, fragmento, pedacinho, resto m.; refugo m., sobras f. pl..
Book [buk] s. livro m.; caderno m..

Com o scrapbook as pessoas passaram a dedicar um tempo para documentar a história da própria vida, decorando essa documentação. O scrapbooking (...), que já era mania em outros países, tais como Inglaterra, Japão e Estados Unidos, hoje vem ganhando grande espaço no mercado nacional."

Existem várias pessoas que trabalham com scraps e papelarias em geral, confeccionando produtos personalizados e cheios de carinho. Este tipo de criação demanda muito tempo e paciência para lidar com cortadores, adesivos, papéis além de criatividade para combinar tudo de forma agradável aos olhos (e ao coração!)...

...Eu resolvi arriscar e fazer o meu primeiro scrapbook. A "vítima" foi minha irmã que fez aniversário semana passada e derramou várias lágrimas de emoção ao folhear o livrinho decorado. Valeu a pena!!






HIRATOMI, L. et al. Guia do professor scrapbook: a arte de decorar álbuns de fotografias. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 46-52, v. 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário